sexta-feira, 8 de março de 2013

DE REPENTE...30!!!!

Então...ontem eu fazia 15 anos, muito feliz, imaginava eu em minha jovem ignorância que seria a melhor idade da minha vida...doce ilusão de quem ainda não conhece nada do mundo, a ser protegida como a bela rosa do Pequeno Príncipe em seu redoma de cristal, tão protegida, tão amada, tão alheia aos problemas do mundo.
Confesso que nesta idade o máximo que poderia supor em idade seriam meus 18 anos, onde gratificantemente faria minha "carteira de motorista" e teria um pouco mais de liberdade, afinal, com esta idade tudo que se quer é liberdade, depois disso se apaixonar, aquele platônico pelo colega da sala aula do colégio, que conta piadas engraçadas.
E de repente...não mais que de repente, eis que os 30 bateram em minha porta...Nossa...grande foi minha surpresa, não me sentia com esta idade, menos ainda com as responsabilidades que ela me trazia, será que tem alguma forma de voltar aos 15 em minha redoma de cristal tão segura???... Humpffff diz o Senhor do Universo que não...então...vamos nos conformar.
Ao longo desse trajeto, fiz alguns planos, quando fizesse tal idade, a qual Honoré de Balzac em seu livro "A Mulher de 30 Anos" passou a nos chamar de Balzaquianas, e neste Balzac faz apologia a mulher de trinta como sendo: " Mulheres de mais idade que, emocionalmente amadurecidas, podem viver o amor com maior plenitude", o livro é o retrato de uma mulher mal casada, que após anos de infelicidade, ao chegar aos 30 consegue encontrar o amor...#estranho tem alguma semelhança comigo...rs...confesso que até agora não encontrei nada de amor não...mas vamos pra frente que atrás vem gente!!!
Fiz em meus planos desde a infância grandes projetos e planos, os quais eu deveria cumpri-los até ter determinada idade, os quais seriam:

Casar (Ok, não estava nos planos aos 12 anos "descasar");
Ter filhos (antes era no plural, agora no singular mesmo ta ótimo);
Ter minha própria casa (Conquista mais que maravilhosa);
Ter feito faculdade; (Certo que fiz, mas não a que sonhava, nem tudo que se sonho se alcança)
Ter uma especialização;
Ter um emprego que eu gostasse; (E como eu gosto);
Ter um grande amor.

Bom o último, era e sempre tinha sido o primeiro da lista, mas, como foi o único que nunca consegui realizar ficou no final, então se for fazer um balanço geral, de 100% que almejava eu alcancei 90% o que se torna uma excelente porcentagem, na verdade o amor já passou em minha vida, foi até bom, mais ao final deu exatamente tudo errado, como nas novelas mexicanas, que a mocinha ama o mocinho a novela toda mas no fim eles ficam juntos, bom no meu caso, a mocinha e o mocinho jamais se esqueceram "Quando passamos pela vida de alguém nossas digitais ficam marcadas nelas, e as delas em nós", porém seguiram caminhos diferentes, como diz Martha Medeiros, seria como pactos, " "Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho em dois", independente dos caminhos, não deixou de ser o grande amor da minha vida, mas como não esta comigo, não conto como ponto ganho!!!.
Para Balzac, "A alegria somente pode brotar de entre as pessoas que se sentem iguais", ai cai por terra aquele lance ridículo que "os opostos se atraem", desculpem amigas, isso é "lorota".
Mas posso dizer em minha experiência de mulher Balzaquiana que muitas coisas melhoraram, consigo lidar bem com sentimentos que não conseguia, consigo me desvincular do que não me faz bem, mesmo que cause um sofrimento, sendo que este sei que será passageiro, aprendi não a amar, mas a gostar, e saber diferenciar sentimentos, as necessidades mudam, se aos 18 tudo o que eu queria era uma "balada boa", hoje tudo que quero é um final de semana tranquilo, para que possa estar em paz comigo mesma!
Não podemos colocar a dependência dessa paz nas mãos dos outros, ninguém é responsável ou não por você ser feliz, estar em paz ou não, isso só você mesmo pode determinar.

Mas uma coisa eu posso afirmar, e dessa com certeza absoluta...como diria o maravilhoso Vinicius de Moraes "Pense muito, que é melhor se sofrer junto, que viver FELIZ e SOZINHO". Realmente Vinicius era é e sempre será incrível.
Então no fim de tudo talvez possa lhe dizer dos amores que tive, que não foram imortais posto que eram chamar, mas com certeza foram infinitos enquanto duraram, e com toda a minha intensidade.
Ainda que já tenha meus 30 anos, não consigo não ser intensa, não consigo gostar pela metade, ser simpática pela metade, me importar pela metade, tudo é sempre forte e intenso, tenho que domar meu "leão" interior, rsrs...na verdade agora nesse tempo, quem sabe um dia apareça alguém que consiga fazer isso, como no final do filme "Spirit - Corcel Indomável (Disney)", onde o nativo se despede do cavalo selvagem lhe dizendo: Seja feliz, vá, Espirito que não pode ser domado. As vezes é assim que me vejo...indomável, bom na maioria do tempo!!!...rs...acho que é isso que eu espero do amor, alguém que não concorde com tudo que eu diga, alguém que não aceite tudo que eu diga, que não faça tudo que eu peço, que não abaixe a cabeça para minhas vontade e caprichos, alguém que me faça fechar a boca com um beijo e me empurre na parede e me mostre que não sou somente eu que mando, onde seus olhos fiquem tão amendoados ou tão dilatados quanto os meus em desafio e não retraídos, com cabeça baixa e aceitando meus pedidos!!!
Realizei praticamente todos meus projetos de vida até aqui, agora, preciso traçar novas metas, e novos objetivos, afinal, a vida não termina aos 30!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário